sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

O Filtro Triplo de Sócrates

O Filtro Triplo de Sócrates



Na antiga Grécia, Sócrates, foi famoso por sua sabedoria e pelo grande respeito que professava a todos.

Um dia, um conhecido encontrou-se com o grande filósofo, e disse-lhe:

- Sabe o que escutei sobre um seu amigo?
- Espera um minuto, replicou Sócrates. Antes que me diga qualquer coisa, quero que passe por um pequeno exame. Eu o chamo de exame do triplo filtro.
- Triplo filtro? Perguntou o outro.
- Correcto, continuou Sócrates. Antes que me fale sobre o meu amigo, pode ser uma boa ideia filtrar três vezes o que vais dizer. É por isso que o chamo de “Exame do triplo filtro”. O primeiro filtro é a VERDADE.
- Está absolutamente seguro de que o que vai me dizer, não é certo?
- Não, disse o homem, realmente só escutei sobre isso e...
- Bem, disse Sócrates, então realmente não sabe se é certo ou não.
- Agora me permita aplicar o segundo filtro, o filtro da BONDADE. É algo bom o que vai me dizer de meu amigo?
- Não, pelo contrário …
- Então, deseja dizer-me algo ruim dele, porém não está seguro de que seja certo. Mesmo que agora eu quisesse escutá-lo, ainda não poderia, pois falta um filtro, o filtro da UTILIDADE. Servir-me-á de algo, saber o que você vai me dizer do meu amigo?
- Não, na verdade não.
- Bem, concluiu Sócrates. Se o que deseja dizer-me não é certo, nem bom e tão-pouco me será útil,
... porque eu iria querer saber ?

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Arrependimento Fútil


As vezes nos arrependemos de certas coisas, que deveriamos ter feito ou mesmo daquilo que fizemos, mas em minha mera opinião acho "bobisse" ficar se arrependendo do que já passo, pois jamais vai voltar, então pra que ficar se machucando, erga a cabeça e segue em frente...

Um textinho que fiz sobre isso esses dias...

Olhando aquelas fotos pude ver o quanto o mundo da voltas até eu ser, o que sou hoje. Amanha não serei o que fui hoje, mas serei algo com conseqüências de ontem.

Terei em meu passado esperanças de um futuro que me deixará com saudades do presente, a cada segundo passado é como se morresse um novo ideal e a cada milésimo de segundo um novo surge cada vez mais forte. Saudades sentirei eternamente...

Tristeza jamais... Pude fazer o que fiz, não há como voltar atrás, se não consegui aproveitar as pessoas que se foram, paciência, errei, mas elas sabem o quanto eu as amava e o quanto as amo, levadas comigo pra sempre em meu coração, sentirei saudades dos abraços... Beijos... Das palavras de conforto... Da alegria... Do amor... Um simples olhar, mas fico feliz por ter vivido com vocês mesmo que por pouco tempo, mas um tempo suficiente para eu jamais esquecer do quanto vocês foram e do quanto são importantes na minha vida, levarei sempre vocês onde quer que eu vá.

E quando estiver desanimado, triste, desconsolado, me lembrarei daquelas lindas risadas que demos juntos, me lembrarei que você me falava pra seguir sempre uma direção, sem medo do que viria, se fosse o bem e o correto o caminho por mim escolhido, seguir sempre que estiver certo de que estaria fazendo o correto, mas nunca sabemos qual é o certo e qual é o errado, mas se você tiver medo de arriscar, de errar terá medo de viver, VIVER, e não sobreviver, por que muitos sobrevivem, por causa de seus medo de encarar as conseqüências do o que virá, talvez assim seja mais fácil, agora, um dia virá o arrependimento de não ter feito, ou de simplesmente não tem arriscado no que você achava que era valido arriscar, mas talvez por algum motivo infame, você desistiu do que sonhava e hoje ou amanha se arrependerá do que passou.

Há erros que são irreversíveis, mas há erros que há concerto, mas todo erro é um erro, então evite cometê-lo, mas nunca fique com medo deles, pois eles existem para nós aprender e crescer cada vez mais. Agora quando sabe que o que vai fazer te trará conseqüências negativas, pois é o errado a sua decisão, então não erre pois esse é o verdadeiro erro, já que você sabe que aquilo é errado pra que fazer então??


Moacir Calarga.


domingo, 25 de janeiro de 2009

Revolução da Alma - Aristóteles

Aristóteles, filósofo grego, escreveu este texto no ano 360 A.C..
.
"Ninguém é dono da sua felicidade, por isso não entregues a tua alegria, a tua paz, a tua vida, nas mãos de ninguém, absolutamente de ninguém. Somos livres, não pertencemos a ninguém e não podemos querer ser donos dos desejos, da vontade ou dos sonhos de quem quer que seja.
.
A razão da tua vida és tu mesmo. A tua paz interior é a tua meta de vida. Quando sentires um vazio na alma, quando acreditares que ainda está faltando algo, mesmo tendo tudo, remete o teu pensamento para os teus desejos mais íntimos e busca a divindade que existe em ti. Pára de colocar a tua felicidade, cada dia, mais distante de ti.
.
Não coloques objectivos longe demais de tuas mãos, abraça os que estão ao teu alcance, hoje. Se andas desesperado por problemas financeiros, amorosos ou de relacionamentos familiares...
.
Busca no teu interior a resposta para te acalmares, tu és o reflexo do que pensas diariamente. Pára de pensar mal de ti mesmo e sê teu melhor amigo, sempre.

.
Sorrir significa aprovar, aceitar, felicitar. Então, abre um sorriso para aprovar o mundo que te quer oferecer o melhor.
Com um sorriso no rosto, as pessoas terão as melhores impressões de ti e tu estarás afirmando para ti mesmo, que estás “pronto“ para seres feliz.

.
Trabalha, trabalha muito a teu favor.
Pára de esperar a felicidade sem esforços.
Pára de exigir das pessoas, aquilo que nem tu conquistaste, ainda.
Critica menos, trabalha mais.

.
E não te esqueças, nunca, de agradecer.
Agradece tudo que está na tua vida neste momento, inclusive a dor.
A nossa compreensão do universo, ainda é muito pequena para julgar o que quer que seja na nossa vida.

O começo

Bom pessoal começando agora em =] aos poucos vou colocando textos, frases , tudo o que eu achar interesante, alguns escritos por mim mesmo bom pessoal por hoje é so a apresentaçao...espero que gostem =]